Política
Compartilhar

Laboratórios privados terão que notificar casos de coronavírus no Paraná

Todos os laboratórios privados de análises clínicas do Paraná terão que notificar em tempo real o Lacen/PR (Laboratório ..

Redação - 04 de maio de 2020, 21:47

Luciomar Castinho/Alep
Luciomar Castinho/Alep

Todos os laboratórios privados de análises clínicas do Paraná terão que notificar em tempo real o Lacen/PR (Laboratório Central do Estado) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) as ocorrências ou suspeitas de casos do novo coronavírus (Covid-19).

A medida foi aprovada em primeiro turno pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (4) e deve ser sancionada pelos deputados estaduais nos próximos dias.

A expectativa dos deputados paranaenses é que as informações sobre os casos de coronavírus sejam concentrados dentro da esfera pública, possibilitando uma avaliação mais rápida e precisa pelas autoridades estaduais.

A proposta foi assinada pelos deputados Arilson Chiorato (PT); Cantora Mara Lima (PSC); Luciana Rafagnin (PT); Mabel Canto (PSC); Boca Aberta Jr. (PROS); Do Carmo (PSL); Emerson Bacil (PSL); Evandro Araújo (PSC); Goura (PDT); Requião Filho (MDB); Soldado Fruet (PROS); Tadeu Veneri (PT); e Luiz Claudio Romanelli (PSB).

Todos os laboratórios privados que desrespeitarem a medida serão multados em até 100 Unidades Padrão Fiscal do Paraná, sendo que cada unidade equivale a R$ 106,60. Em caso de reincidência a multa será dobrada.

O deputado Paulo Litro (PSDB) apresentou um texto substitutivo ao projeto que deve ser analisado pelo plenário da Assembleia nesta terça-feira (5).