Foto: DER PR

Líder do Congresso assume hoje Presidência do Peru

O chefe do Congresso do país, Manuel Merino, assumirá a Presidência do Peru nesta terça-feira (10). Ele tem o desafio de..

O chefe do Congresso do país, Manuel Merino, assumirá a Presidência do Peru nesta terça-feira (10). Ele tem o desafio de realizar as eleições gerais marcadas para abril do ano que vem, após a saída abrupta do agora ex-presidente Martín Vizcarra. As informações são da Agência Brasil com a Reuters.

 

Merino, empresário do setor agrícola e membro do partido Ação Popular, de centro-direita, fará o juramento de posse depois das 12h, no horário de Brasília.E vai terminar de cumprir o mandato de cinco anos do governo, até julho de 2021.

 

Vizcarra foi destituído pelo Congresso do Peru após alegações de corrupção. Foi o segundo julgamento político contra o ex-presidente em menos de dois meses e antes das eleições presidenciais e parlamentares de 11 de abril.

 

O Congresso, liderado até agora por Merino, tem sido, nos últimos meses, uma fonte de leis consideradas populistas. Por exemplo, aprovar por duas vezes a retirada parcial de fundos de previdência privada em meio à luta contra a pandemia do coronavírus e uma enorme crise econômica, a pior de um século.

 

Merino, de 59 anos, pediu tranquilidade ao país na noite de segunda-feira. Ele afirmou que manterá as datas das eleições presidenciais e parlamentares e da transição de governo.

 

Em nota, o Congresso do Peru afirmou que um novo “gabinete de base ampla será constituído com as pessoas mais qualificadas nas forças democráticas do país para resolver os problemas que atualmente oprimem os peruanos”

Leia também: Sem conceder, Donald Trump nomeia novo Secretário de Defesa interino