Em carta ao presidente da China, Lula diz que Bolsonaro envergonha o país

Redação

lula coronavírus ainda bem que a natureza criou esse monstro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta ao presidente da China, Xi Jinping, para repudiar a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (sem partido) ao acusar o país asiático como culpado pelo novo coronavírus.

O fato do presidente Jair Bolsonaro, pai de Eduardo, não ter se manifestado aos chineses gerou revolta ao petista.

“Lamento que o atual governo brasileiro não tenha feito ainda esse gesto [de desculpas] pelos canais diplomáticos e por meio do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, que deveria ter sido o primeiro a tomar tal atitude. Seu silêncio envergonha o Brasil”, escreveu Lula.

Pelo Twitter, o filho do presidente Jair Bolsonaro disse que o governo chinês omitiu informações da doença. O comentário criou desconforto e preocupação em diversas autoridade do país, como o presidente da Câmara Rodrigo Maia, por causa da boa relação comercial entre Brasil e a China. A Embaixada chinesa rebateu Eduardo, dizendo que ele contraiu ‘vírus mental’.

Na carta, recebida hoje (22) pelo presidente chinês, o petista também acrescentou que a atitude de Eduardo Bolsonaro é mais uma amostra que o atual governo federal adotou uma postura na política externa de submissão aos Estados Unidos.

“Bolsonaro rebaixa as relações do Brasil com países amigos e se rebaixa como reles bajulador do presidente Donald Trump”, completou o ex-presidente. Leia a carta completa aqui.

EDUARDO BOLSONARO REBATEU CRÍTICAS

Também pelo Twitter, Eduardo Bolsonaro disse que foi mal interpretado e jamais ofendeu o povo chinês, dizendo que a interpretação é “descabida”.

“Esclareço que compartilhei a postagem critica a atuação do governo chinês na prevenção da pandemia. Esclareço ainda que meu comportamento não tem o mínimo traço de xenofobia ou algo similar”, disse ele, em uma série de publicações.

Contudo, o novo posicionamento (veja abaixo) causou nova reação da Embaixada da China: “São absurdas e preconceituosas as suas palavras, além de ser irresponsáveis. Não vale a pena refutá-las. Aconselhamos que busque informações científicas e confiáveis nas fontes sérias como a OMS, úteis para ampliar a sua visão”, finalizou.

Previous ArticleNext Article