Lula tem bom comportamento na prisão, aponta relatório da PF

Angelo Sfair

lula, lava jato, semiaberto, progressão de regime, pena pecuniária, multa, reparação de danos, força-tarefa, paraná, pf, mpf, jfpr, stf

Em resposta à 12ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução penal provisória de Luiz Inácio Lula da Silva, a Polícia Federal apresentou um relatório que atesta o bom comportamento do ex-presidente na prisão. O petista está detido na capital do Paraná desde 7 de abril do ano passado, quando teve a condenação no Caso Triplex confirmada em 2ª instância.

O relatório foi assinado nesta terça-feira (1º) pelo delegado Luciano Flores de Lima. “Não existem anotações de falta disciplinar atribuída ao preso […] desde 07/04/2018, quando houve o ingresso dele na sala de detenção provisória desta Superintendência Regional de Polícia Federal no Paraná”, diz trecho do documento.

O bom comportamento na cadeia é uma dos pré-requisitos necessários para a progressão do regime fechado para o semiaberto. Solicitado pela força-tarefa Lava Jato em Curitiba, a produção do relatório foi determinada pela JFPR (Justiça Federal do Paraná).

Antes de decidir sobre a progressão de regime, a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, ainda precisa ouvir a opinião da defesa do ex-presidente Lula.

LULA REJEITA SEMIABERTO

Após passar a segunda-feira (30) reunido com advogados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que não vai aceitar a progressão para o regime semiaberto.

Na última sexta-feira (27), o Ministério Público Federal pediu à Justiça o petista comece a cumprir a pena em prisão domiciliar. Lula manteve a posição que vem defendendo desde a sua prisão e reafirmou que pretende sair da cadeia apenas quando for declarado inocente.

Por meio de uma carta escrita de próprio punho, o petista argumentou que não iria “barganhar” com sua liberdade e dignidade.

“Tudo que os procuradores da Lava Jato realmente deveriam fazer é pedir desculpas ao povo brasileiro, aos milhões de desempregados e à minha família, pelo mal que fizeram à Democracia, à Justiça e ao País”, escreveu Lula.

Previous ArticleNext Article