Lula completa 74 anos com atos em todo o País

Ana Cláudia Freire


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 74 anos neste domingo (27) e estão programados atos por todo o Brasil e no mundo. 

A rotina da  Vigília Lula Livre começou a ser alterada na noite de sábado (26) com a chegada de caravanas trazendo militantes, simpatizantes e apoiadores de todos os cantos do Brasil.

Lula Livre 74 anos de Lula
Divulgação

Luiz Inácio Lula da Silva está preso há 568 dias um uma cela da Superintendência da Polícia Federal , em Curitiba.

Organizadores da festa prepararam mais de 80 atos em comoração do aniversário. Além do bolo, este ano com 74 kg, estão previstos shows, poesia e atos cobrando a suspeição do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro.

Segundo a organização, são esperadas, pelo menos, 10 mil pessoas em várias cidades brasileiras, na Europa e nos Estados Unidos.

Segundo a organização da Vigília Lula Livre, Luva deve receber vídeos gravados por familiares, amigos e pela militância que trabalha pela sua liberdade.

Divulgação Vigília Lula Livre. Assopram a vela a senadora Gleisi Hoffmann, Benedita da Silva e a noiva de Lula, Rosângela Silva

EXPECTATIVA DE LIBERDADE

Preso desde o dia 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula parece estar cada vez mais próximo da liberdade. Além do julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão em segunda instância – que pode beneficiar o petista, o ex-presidente ainda aguarda os julgamentos dos seus habeas corpus.

No dia 23 de outubro, o MPF (Ministério Público Federal) pediu a anulação da sentença do processo referente ao sítio em Atibaia (SP). Nesse caso, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Além disso, a força-tarefa Lava Jato insiste na progressão de Lula para o regime semiaberto. Entretanto, a defesa de Lula já deixou claro que recusa a progressão. “Lula não vai aceitar barganha”, chegou a dizer seu advogado de defesa, Cristiano Zanin Martins.

“Progressão de pena é para ladrão, para culpado. Eu quero minha inocência. Quero o julgamento do mérito. É assim que eu vou jogar. Nenhum deles é mais honesto do que eu”, afirmou o ex-presidente.

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista - Chefe de Redação do Paraná Portal