Federal
Lula decreta intervenção federal e garante: ‘todos serão encontrados e punidos’

Lula decreta intervenção federal e garante: ‘todos serão encontrados e punidos’

Lula, presidente eleito democraticamente nas urnas, classificou como uma “barbárie” a invasão e depredação em Brasília.

Rafael Nascimento - domingo, 8 de janeiro de 2023 - 18:10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou, no início da noite deste domingo (8) intervenção federal no Distrito Federal. A Capital Federal foi alvo hoje de atos antidemocráticos por manifestantes bolsonaristas, intitulados “patriotas”, que invadiram e depredaram prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF.

A intervenção federal no DF tem duração até 31 de janeiro e passa a valer por meio de decreto presidencial. O interventor nomeado é Ricardo Garcia Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

“Espero a partir desse decreto não só cuidar da segurança do DF, mas garantir que isso não se repetirá. É preciso que essa gente seja punida de forma exemplar, que ninguém nunca mais ouse com a bandeira nacional nas costas ou camiseta da seleção se fingirem de nacionalistas, se fingirem de brasileiros e façam o que eles fizeram hoje”, declarou.

Lula, presidente eleito democraticamente nas urnas, classificou como uma “barbárie” a invasão dos prédios dos Três Poderes pelos manifestantes alinhados com Jair Bolsonaro (PL), e os chamou de “fascistas”.

 

Atos sem precedentes, diz Lula

Lula falou à imprensa da cidade de Araraquara, em São Paulo, onde visitava áreas atingidas pelas fortes chuvas. Segundo o presidente, os atos deste domingo em Brasília não tem “precendentes”.

Lula durante a coletiva onde decretou intervenção federal no DF. Foto: Reprodução/YouTube

“Não há precendentes o que essa gente fez. Vocês nunca viram um partido ou movimento de esquerda invadir o Congresso”, afirmou. “Quem participou deve ser punido e nós vamos descobrir quem está financiando esses atos”, declarou Lula.

Lula afirmou ainda que voltará mais tarde a Brasília para visitar as instalações atingidas pelos manifestantes bolsonaristas.

Bolsonaristas invadem e depredam áreas do Congresso, Planalto e STF

Manifestantes bolsonaristas com pedidos antidemocráticos invadiram a Esplanada dos Ministérios na tarde deste domingo (8) e depredaram áreas do Congresso, do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal). Houve confronto com a PM.

Os manifestantes estavam acampados diante do Quartel-General do Exército, na Capital Federal, e rumaram às sedes dos Três Poderes.

O grupo iniciou a invasão pelo Congresso, e depois se dirigiram ao Palácio do Planalto, onde entraram em uma parte do complexo e perduraram bandeira do Brasil em uma janela.

Em seguida, o grupo seguiu até o STF. Houve depredação do patrimônio público nos três locais.

Compartilhe