Política
Compartilhar

Lula abre vantagem de 21 pontos sobre Bolsonaro, mostra Datafolha

A vantagem Lula sobre Bolsonaro na pesquisa Datafolha aparece na primeira pesquisa após as saídas de Sergio Moro e João Doria.

Redação - 26 de maio de 2022, 18:42

(Fotos: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert/PT)
(Fotos: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert/PT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência da República pelo PT (Partido dos Trabalhadores) tem 21 pontos percentuais de vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro, do PL (Partido Liberal). É isso é aponta a pesquisa Datafolha, divulgada no fim da tarde desta quinta-feira (26).

Segundo a pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Lula tem 48% das intenções de voto no primeiro turno contra 27% de Bolsonaro.

Na simulação do segundo turno, Lula venceria com 58% contra 33% do atual presidente. No cenário entre Ciro Gomes e Bolsonaro, Ciro venceria por 52% a 36%. Já em um segundo turno com Lula e Ciro, o petista venceria com 55% ante 29 do pedetista.

Os dois candidatos são os principais concorrentes já que o terceiro candidato que aparece é Ciro Gomes, do PDT, com apenas 7% das intenções de voto.

Votos brancos ou nulos somam 7% enquanto 4% dos eleitores responderam não saber em quem votar. Os outros candidatos aparecem na sequência, somando no máximo 2%. 

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

SAÍDAS DE MORO E DORIA REAFIRMAM ANTAGONISMO ENTRE LULA E BOLSONARO

A principal novidade dessa pesquisa do Datafolha é o cenário da corrida eleitoral.

Isso porque o ex-juiz Sergio Moro, que trocou o Podemos pela União Brasil, e o ex-governador de São Paulo, João Doria, saíram da disputa pelo cargo de presidente.

Com isso, Lula e Bolsonaro se consolidam como principais nomes das eleições em 2022 e praticamente invalidam qualquer nome da suposta terceira via. 

LULA x BOLSONARO

Segundo os dados da pesquisa, Lula teve crescimento entre as mulheres - 49% contra 23% de Bolsonaro, eleitores com 16 a 24 anos - 58% a 21%, pessoas com ensino fundamental - 57% a 21%, e entrevistados com renda familiar de até dois salários - 56% a 20%.

O petista também tem vantagem no Nordeste (62% a 17%), pretos (57% a 23%), católicos (54% a 23%) e desempregados (57% a 16%). 

J[a Bolsonaro vence o petista nos eleitores com renda familiar mensal superior a dez salários (42% a 31%), evangélicos (39% a 36%) e empresários (56% a 23%).

CONFIRA AS PORCENTAGENS DA PESQUISA DATAFOLHA

  • Lula - 48%
  • Bolsonaro - 27% 
  • André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) - 2%
  • Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) - 1%
  • Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) - sem pontuação