Maio Amarelo terá campanha de conscientização no Paraná

Redação


“Por conta da atividade parlamentar, viajo toda semana pelas estradas do Paraná e vejo a imprudência dos motoristas. Eu mesmo já fui vítima de seis acidentes de trânsito e, em nenhum deles, era o condutor. Por isso, o ‘Maio Amarelo’ tem uma simbologia e uma importância muito grandes, na medida em que conscientiza todos de que é preciso dirigir com responsabilidade e, acima de tudo, com segurança. Salvar vidas é o principal objetivo da campanha”, declarou nesta terça-feira (30), o deputado Hussein Bakri (PSD), ao falar sobre o início da campanha “Maio Amarelo”, mês dedicado a conscientização sobre a violência no trânsito.

Ele, que é líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, é o autor da Lei estadual  nº18.624/2015que instituiu há cerca de quatro anos a campanha “Maio Amarelo” no Paraná. Neste período do ano acontecem ações preventivas de conscientização com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito em todo o estado. Essa lei é decorrente de um projeto apresentado pelo deputado, discutido e aprovado pelos parlamentares na Alep. Durante os debates sobre a matéria Bakri destacou que intenção era, justamente, de que durante todo o mês de maio fossem feitas ações nas diferentes regiões paranaenses com a finalidade de prevenir e reduzir as ocorrências de trânsito, que registram centenas de vítimas todos os anos.

Vítimas – Durante os encaminhamentos do projeto, Bakri explicou que a cor amarela foi escolhida justamente para fazer um alerta sobre a violência no trânsito, que mata em todo o mundo aproximadamente 1,3 milhões de pessoas por ano. Esses dados foram divulgados ainda em 2009 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera a violência no trânsito uma epidemia nos países em desenvolvimento. “Todos os dias vimos nos noticiários pessoas que perdem suas vidas envolvidas em acidente de trânsito. Com essa triste realidade, o que queremos é um trânsito mais consciente e tranquilo. Esperamos que vidas sejam salvas com o Maio Amarelo”, declarou o deputado, quando da aprovação do projeto.

Já o Relatório da Situação Global da OMS sobre segurança no trânsito de 2018 destaca que as lesões causadas pelo trânsito são hoje a principal causa de morte de crianças e jovens entre 5 e 29 anos. O documento inclui informações sobre o aumento no número total de mortes e diz que as taxas de mortalidade da população mundial se estabilizaram nos últimos anos. Ele aponta ainda que entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade. “Desde cedo, os homens são mais propensos a se envolver em acidentes de trânsito do que as mulheres. Cerca de três quartos (73%) de todas as mortes no trânsito ocorrem entre jovens do sexo masculino com menos de 25 anos – que têm quase três vezes mais chances de morrer em acidentes de trânsito do que mulheres jovens”, informa o relatório da OMS.

Motoristas – A legislação que estabeleceu o “Maio Amarelo” prevê ações com foco, prioritariamente, nos motoristas, mas pedestres, ciclistas e motociclistas também são incluídos nas atividades de conscientização. A lei está publicada no Diário Oficial do Executivo de nº 9.581, de 23 de novembro de 2015.

Cinemas – Hoje está tramitando na Assembleia um projeto de lei (nº 63/2019) do próprio deputado Hussein Bakri que propõe alterações a lei que institui o “Maio Amarelo”. “O objetivo é ampliar a conscientização para a redução de acidentes de trânsito através da estipulação de obrigação às empresas de cinema de divulgarem informes publicitários em suas salas durante o mês de maio”, informa o parlamentar na justificativa da proposição. Ele entende que a veiculação de filme publicitários ante do início da sessão de cinema possibilita maior abrangência da política de conscientização voltada para a redução de acidentes, violência e mortes no trânsito. O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="616787" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]