Mais de 100 mil mesários passarão por treinamento no Paraná

Francielly Azevedo

A convocação de quem trabalhará nas eleições deste ano teve início no último dia 6 de julho e segue até o próximo dia 8 de agosto. Os mesários convocados para o pleito de outubro passarão por treinamento a partir do dia 25 de agosto, conforme explica o coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), Márcio Jardim.

“Eles são divididos em turmas de treinamento de mesários, conforme a data e horário que ele pode. Inclusive esses treinamentos acontecem até no fim de semana para que no dia da eleição ele esteja por dentro das regras eleitorais”, ressaltou.

Segundo o TRE, no Paraná serão convocados mais de 107 mil eleitores para comporem as mesas receptoras de votos em quase 27 mil seções. Em Curitiba, são 4.015 seções, com 16.060 mesários. “Quando o eleitor vem fazer algo em relação ao título de eleitor já é questionado se ele quer ser mesário ou não. Segundo nós temos os mesários voluntários, que o eleitor pode se candidatar voluntariamente para ser mesário. Terceiro tem a questão de faixa etária e escolaridade em que foi feita uma busca para convocar esses mesários”, afirmou.

Eleitores a partir dos 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, podem ser convocados para trabalhar nas eleições, com exceção dos candidatos e parentes consanguíneos e por afinidade até segundo grau. “Quem não pode ser mesário são as pessoas abaixo de 18 anos e acima de 70 anos. Nós pegamos eleitores que estão na base de dados da Justiça eleitoral. Também não podem ser mesários eleitores irregulares ou que estão com o título eleitoral suspenso por algum motivo”, disse.


O coordenador de comunicação do TRE explica que se, por algum motivo, o mesário convocado não consiga trabalhar nas eleições, é possível solicitar dispensa. “Ela pode apresentar o motivo porque não irá trabalhar na eleição e após o juiz vai deliberar se realmente o motivo é plausível e pode liberar ela da função”, explicou.

As mesas receptoras de voto são formadas por presidente, primeiro e segundo mesários, dois secretários e um suplente. No dia 7 de outubro, a votação tem início às 8h e segue até às 17h. Mesmo horário do dia 28 de outubro, se tiver segundo turno.

 

 

Post anteriorPróximo post
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Repórter do Paraná Portal e Rádio CBN. Tem passagens pela TV éParaná, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina.
Comentários de Facebook