Manifestantes fecham Ponte da Amizade após votação no Senado paraguaio

Francielly Azevedo


A Ponte da Amizade foi fechada na aduana paraguaia por manifestantes, na noite desta sexta-feira (31). O protesto aconteceu depois que o Senado paraguaio aprovou um emenda constitucional que permite a reeleição do presidente do país. A ponte é o principal acesso que liga o Brasil e o Paraguai, ela fica entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad Del Este.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pelo tráfego de carros no lado brasileiro, a interdição foi feita por motivos de segurança. Pedestres e veículos foram impedidos de acessar o local, após centenas de manifestantes tomarem conta das principais ruas de Ciudad Del Este. Eles invadiram lojas e shoppings, causando destruição.

Depois de muita confusão, a ponte foi liberada por volta das 3h deste sábado (1).

Decisão no Senado

O senado do Paraguai aprovou, nesta sexta-feira (31), uma Emenda Constitucional que prevê que o atual presidente do país, Horacio Cartes, possa concorrer a reeleição. A constituição paraguaia não permitia a reeleição. Os opositores, não satisfeitos, resolveram protestar.

Dos 45 senadores, 25 votaram a favor da emenda que trata da reeleição. A mudança deverá ser apreciada neste sábado pela Câmara dos Deputados, composta por 80 legisladores. A maioria deles são da base do presidente Cartes.

A escolha aconteceu a portas fechadas, em um gabinete. Geralmente as decisões são feitas em plenário, porém com a resistência de legisladores de oposição, inclusive do presidente do Senado, Roberto Acevedo, a apreciação da emenda foi alterada de lugar.

Após a votação, manifestantes invadiram o prédio do Congresso, que fica em Assunção, e atearam fogo no edifício. A polícia paraguaia reagiu com balas de borracha. Os opositores a decisão chamam a medida de “golpe parlamentar”.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="422528" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]