Política
Compartilhar

Mapa é incendiado durante manifestação em Brasília

O ato Ocupa Brasília, que reuniu cerca de 45 mil pessoas nesta quarta-feira (24) na Esplanada dos Ministérios, acabou em..

Mariana Ohde - 25 de maio de 2017, 07:37

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ato Ocupa Brasília, que reuniu cerca de 45 mil pessoas nesta quarta-feira (24) na Esplanada dos Ministérios, acabou em confronto e depredação de prédios públicos. Três sedes de ministérios chegaram a ser incendiadas, entre elas, a do Ministério da Agricultura (Mapa).

Manifestantes incendiaram o auditório do prédio e o fogo atingiu salas do térreo antes de ser controlado. Documentos e equipamentos também foram danificados. Os manifestantes foram contidos pela Polícia Militar do Distrito Federal.

O movimento se opõe as reformas trabalhistas e da Previdência e pede a saída do presidente Michel Temer, entre outras demandas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), 45 mil pessoas participaram do ato. Já a Central Única dos Trabalhadores estimou que 200 mil manifestantes passaram pelo local ao longo do protesto.

Além dos ministérios incendiados, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, houve depredação em oito prédios, incluindo a Catedral Metropolitana de Brasília. Oito manifestantes foram conduzidos pelos militares, por motivos como porte de substância entorpecente, porte de arma branca, resistência e pichação, lesão corporal e desacato. 49 pessoas ficaram feridas, segundo dados divulgados até o momento.