
Senado deve votar Supersimples Nacional nesta semana
Mariana Ohde
19 de junho de 2016, 15:12
Felipe AmorimDo UOL, em BrasíliaO presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), pediu nes..
Jordana Martinez - 20 de junho de 2016, 14:38
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), pediu nesta segunda-feira (20) que a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) retire de tramitação a consulta sobre a votação em plenário de pedidos de cassação de mandato que poderia beneficiar o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
A consulta foi pedida pelo próprio Maranhão e já havia recebido parecer do relator Arthur Lira (PP-AL), com entendimento que poderia beneficiar o peemedebista. Outros quatro deputados, que defendem a cassação de Cunha, haviam apresentado voto em separado, discordando do que defendeu Lira.
O caso deveria ir a votação nesta segunda-feira na comissão mas, com o pedido de retirada de tramitação, não será mais analisado.
Na última terça-feira (14), o Conselho de Ética aprovou, por 11 votos a 9, parecer pela cassação de Eduardo Cunha. Agora, a perda do mandato precisa ser votada em plenário, onde é necessário o apoio de ao menos 257 deputados. A Câmara possui 513 parlamentares.
Com a consulta arquivada, o plenário deverá votar diretamente o pedido de cassação do peemedebista.