Marcelo Odebrecht presta depoimento nesta segunda-feira (6)

Mariana Ohde e BandNews FM Curitiba

Os interrogatórios de hoje começam às 14h.
Marcelo Odebrecht - Petrobras - Lava Jato

O empresário Marcelo Odebrecht presta depoimento nesta segunda-feira (6) ao juiz federal Sérgio Moro. Além dele, serão ouvidos Hilberto Mascarenhas, responsável pelo chamado “setor de propinas” da Odebrecht, e a ex-secretária Maria Lúcia Guimarães. Os interrogatórios devem começar às 14h.

Os depoimentos fazem parte de ação penal decorrente da 26ª fase da Operação Lava Jato, um desdobramento da 23ª fase, que revelou que a empreiteira Odebrecht utilizava um sistema de contabilidade paralela para o pagamento de propinas a agentes públicos e políticos. A Operação Xepa foi baseada na delação premiada de Maria Lúcia Tavares, ex-funcionária da empreiteira, que atuava no setor.

O processo referente a esta fase estava parado desde agosto de 2016 porque alguns acusados estavam negociando acordos de delação premiada. À época, o magistrado explicou que as colaborações poderiam ser determinantes para a posição que adotariam em depoimento ao juízo. Quando foi suspensa, a ação estava na fase de depoimentos de testemunhas de defesa.

Terminadas as negociações, o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou requerendo o prosseguimento. Entre os acusados na ação, somente João Vaccari Neto não celebrou acordo de colaboração premiada.

Na próxima quarta-feira (8), serão interrogados os ex-funcionários da Odebrecht Luiz Eduardo da Richa Soares, Isaias Ubiraci Santos e Angela Palmeira Ferreira. O interrogatório dos réus termina na sexta-feira (10) com o depoimento do casal de marqueteiros João Santana e Monica Moura, do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto e dos operadores financeiros Marcelo e Olívio Rodrigues.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="542567" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]