Geral
Ministra da Cultura, Margareth Menezes visita o Paraná pela primeira vez

Ministra da Cultura, Margareth Menezes visita o Paraná pela primeira vez

Ela participa do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que começou na terça (2) e encerra nesta quinta-feira (4), em Curitiba

Ana Flavia Silva - quinta-feira, 4 de maio de 2023 - 15:59

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está no Paraná pela primeira vez desde o início da nova gestão federal e da criação do Ministério da Cultura. Ela participa do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que começou na terça (2) e encerra nesta quinta-feira (4), em Curitiba. A ministra teve uma reunião com o governador Ratinho Junior para conhecer as ações do estado na área.

Projetos como o Crianças no Teatro e Cinema na Praça, além da Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), única dedicada ao setor cultural no Brasil, foram algumas das iniciativas apresentadas ao Ministério.

A intenção, segundo a ministra é replicar boas ideias pelo Brasil. “Gostei muito do que vi aqui. Foi uma conversa produtiva, conhecendo os projetos que o Paraná desenvolve com as crianças, também o cinema e a Agência, são ações inovadoras. Isso fortalece a ação cultural, algo importante para nós, com iniciativas muito boas que a gente pode replicar em todo o País”, afirmou Margareth.

A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, também apresentou outros projetos culturais em andamento no Estado, como o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), além de 12 mil Bolsas de Qualificação Cultural, oferecidas para trabalhadores da área da cultura durante a pandemia com recursos da Lei Aldir Blanc. “Sentimos essa necessidade de qualificar essas pessoas para que elas consigam acessar recursos, tanto do Estado quanto do governo federal”, complementou.

FÓRUM NACIONAL

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura tem a participação de 22 estados, sob coordenação da Secretaria da Cultura do Paraná. O Fórum foi um dos principais agentes de articulação para a aprovação da Lei Aldir Blanc, que liberou R$ 3 bilhões para ações emergenciais na área da cultura. Ao final das discussões, deve ser lançada a Carta do Paraná, com propostas de normatização das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, além de outras ações do Ministério da Cultura.

Compartilhe