Política
Compartilhar

Ministra paranaense Morgana Richa toma posse solene no TST

Natural de Toledo, ministra Morgana Richa já havia assumido o cargo administrativamente e atuará na Quinta Turma.

Redação - 20 de maio de 2022, 09:11

Foto: Divulgação/TST
Foto: Divulgação/TST

A ministra Morgana Richa tomou posse, durante sessão solene realizada nesta quinta-feira (19), no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além da ministra paranaense, que é natural de Toledo, também tomaram posse na solenidade os ministros Sergio Martins, Amaury Rodrigues e Alberto Balazeiro.

Morgana Richa já havia assumido o cargo administrativamente e atuará na Quinta Turma. A cerimônia foi realizada de forma presencial em Brasília.

O presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, enfatizou que os novos integrantes são originários das Regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “Em um país de dimensões continentais, o estímulo à pluralidade de pontos de vista é combustível essencial para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento social”, destacou.

O desembargador Sergio Pinto Martins, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), foi empossado em vaga destinada à magistratura trabalhista, anteriormente ocupada pelo ministro Alberto Bresciani, que se aposentou no fim do ano passado. “É uma honra ter sido indicado para fazer parte dessa corte. Tenho 32 anos de magistratura e espero, ao chegar ao TST, conseguir ajudar na diminuição dos processos trabalhistas já em tramitação”, pontuou.

Ratificação de posse

A ministra Morgana Richa e os ministros Amaury Rodrigues e Alberto Balazeiro já haviam sido empossados de forma administrativa no ano passado, durante a suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia da covid-19.

Para a ministra Morgana Richa, empossada administrativamente em dezembro do ano passado, estar na companhia da composição completa do TST na sessão solene foi muito gratificante. “É um momento de celebração da nossa instituição, em que ela se renova recebendo novos ministros”, destacou.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse o presidente da república, Jair Bolsonaro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, o procurador-geral da república, Augusto Aras, o procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e Felipe Cordeiro, representando o Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Perfil da ministra Morgana Richa

Morgana de Almeida Richa, natural de Toledo, no Oeste do Paraná, é doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ela assumiu o cargo de juíza substituta do TRT da 9ª Região (PR) em julho de 1992. Em setembro de 1994, foi promovida a juíza titular de Vara, posição que ocupou até sua promoção a desembargadora do Tribunal, em novembro de 2019. Foi, ainda, conselheira do Conselho Nacional de Justiça no biênio 2009/2011, onde presidiu a Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania.