Moro autoriza uso de Força Nacional na Esplanada dos Ministérios por 33 dias

Fernando Garcel


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o uso da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), pelos próximos 33 dias. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17).

Segundo a portaria, o ministro autoriza “o emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, na defesa dos bens e dos próprios da União”. A medida teria sido solicitada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), sob comando do general Augusto Heleno, enviado em ofício na última quarta-feira (10).

A solicitação ocorre devido as manifestações que são esperadas nas próximas semanas, entre elas a marcha de indígenas, movimentos sociais no Dia do Trabalhador e também possíveis protestos contra a reforma da Previdência. De acordo com o ministro, o prazo para uso dos agentes de segurança poderá ser ampliado. A operação da Força Nacional, porém, terá “o apoio logístico” do GSI.

Previous ArticleNext Article