Moro retoma processo contra João Santana e Mônica Moura suspenso há um ano em meio

Roger Pereira


O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Operação Lava Jato em primeira instância, determinou o prosseguimento da ação penal oriunda da 26ª fase da operação, batizada de Xepa, que apurou os pagamentos feitos pela Odebrecht diretamente aos publicitários João Santana e Mônica Moura, responsáveis pelo marketing de campanhas eleitorais petistas, inclusive a dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

A ação estava suspensa desde agosto de 2016, por conta da negociação de delação premiada de 11 dos 12 réus, que também respondiam a outras ações. No entanto, passados quase um ano e meio da suspensão, o Ministério Público Federal requereu e retomada do processo pelo fato de um dos réus, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, não ter fechado acordo e por outros acusados ainda não terem atingido a pena máxima estabelecida pelos acordos nas ações em que já foram julgados.

Além de Mônica Moura, João Santana e João Vaccari, são réus neste processo o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, outros seis ex-funcionários da companhia e os doleiros Olívio Rodrigues Júnior e Marcelo Rodrigues.

João Santana e Mônica Moura já foram condenados em outras duas ações penais da Lava Jato. Uma delas, em que foram sentenciados a 7 anos e meio de prisão, já transitou em julgado. A outra, em que foram condenados a 8 anos e quatro meses, ainda não transitou em julgado, não tendo o período da pena considerado pelo MPF.

Ao determinar a retomada da ação penal, Sérgio Moro já designou para agosto a oitiva dos réus, fase do processo em que a ação foi suspensa.

Neste processo, o Ministério Público Federal afirma que, através de seu departamento de operações estruturadas, o setor de propina da empresa, a Odebrecht efetuou pagamentos ilegais diretos a João Santana e Mônica Moura, por serviços prestados às campanhas eleitorais. Seriam doações não contabilizadas pelas campanhas petistas, caixa 2.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="510077" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]