Moro suspende ação contra Paulo Roberto Costa, mas condena filhas

Roger Pereira


Beneficiado por seu acordo de delação premiada (o primeiro da Lava Jato) o ex-diretor de abastecimento de Petrobras Paulo Roberto Costa teve suspensa ação em que era réu, junto com seus familiares, por organização criminosa e embaraço às investigações da Polícia Federal. Na sentença proferida na última sexta-feira, o juiz federal Sérgio Moro, indicou que o delator já cumpriu o limite de pena negociado em seu acordo.

Não se pode olvidar que Paulo Roberto Costa, em seu acordo de colaboração, prestou informações relevantes sobre inúmeros crimes praticados no âmbito da Petrobras e envolvendo poderosos agentes públicos, como outros executivos da estatal e diversos parlamentares federais”, argumenta Moro.

Sobre os demais investigados, Moro extinguiu a punição de Humberto Sampaio de Mesquita, genro de Paulo Roberto Costa, que faleceu em janeiro de 2017, e condenou outros três réus: As filhas de Paulo Roberto Costa, Arianna Azevedo Costa Bachmann e Shanni Azevedo Costa Bachmann, e o genro do ex-diretor da Petrobras, Márcio Lewkowicz, pelo crime de embaraço de investigação de organização criminosa.

Ao determinar a sentença sobre os familiares de Paulo Roberto Costa, Moro afirma que o processo entra em situação incomum pois todos os investigados se tornaram colaboradores. Assim, filhas e genro do ex-diretor receberam penas alternativas de, no máximo, dois anos e quatro meses de prestação de serviços comunitários.

Na ação em questão, aberta em abril de 2014 e só sentenciada agora, o Ministério Público Federal denunciou que, em março de 2014 os familiares de Paulo Roberto Costa foram ao escritório da empresa Costa Global Consultoria, no Rio de Janeiro, e retiraram de lá documentos e dinheiro que poderiam incriminar o ex-diretor da Petrobras. A presença dos familiares no local teria sido instruída por Paulo Roberto Costa para que as provas fossem retiradas antes da busca pela Polícia Federal.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="548589" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]