Política
Compartilhar

MP pede impugnação da candidatura de ‘novo’ Professor Galdino

BandNews FM CuritibaDeve ser julgado na semana que vem, pelo Tribunal Regional Eleitoral, o pedido de impugnação da cand..

Narley Resende - 25 de agosto de 2016, 13:25

BandNews FM Curitiba

Deve ser julgado na semana que vem, pelo Tribunal Regional Eleitoral, o pedido de impugnação da candidatura de Professor Galdino (PSDB). A tentativa de barrar o candidato é do Ministério Público do Paraná. Isso porque não se trata mais de João Galdino de Souza (o professor ‘original’) e, sim, do irmão dele, Eduardo Cordeiro de Souza.

Além do mesmo nome de campanha, o candidato usa o número, o jingle e até a roupa do irmão – um jaleco. As semelhanças fizeram o promotor Guilherme Maranhão protocolar o pedido de impugnação com base na lei 9.504/1997. Isso porque o artigo 12 da lei diz que o candidato não pode “estabelecer dúvidas quanto à sua identidade”. Sendo assim, os irmãos estariam confundindo a população, no entendimento do MP.

Para o ainda vereador Professor Galdino, não há motivos para qualquer contestação. Ele afirma que os eleitores sabem quem é quem e diz que só veria problemas se ambos estivessem se candidatando.

"Estou com ele na rua, a maioria do tempo, não tem problema. Confusão teria se os dois saíssem candidatos, aí teria confusão. Mas é só ele que saiu candidato. O pessoal pergunta, eu apresento ele que é meu irmão, que vai continuar nosso trabalho. Antes de ele ser candidato já foi consultado no TRE, por partido, já disse que o nome de urna é esse", alega.

Eleito em 2008 com 11.736 votos, Professor Galdino se reelegeu em 2012, com 13.983 votos. O irmão, Edu Galdino – como gosta de ser chamado, apesar de não ter ‘Galdino’ no nome, preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Caso a Justiça o condene, ele terá três dias para recorrer – no entanto, ainda está dentro do prazo para apresentar a defesa, que vai até a próxima terça-feira.