MPF faz novo pedido de condenação de Lula na Lava Jato

Andreza Rossini


O Ministério Público Federal (MPF) apresentou as alegações finais do processo em que o ex-presidente Lula responde por  corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de receber o terreno onde seria construído o instituto Lula e um apartamento vizinho ao dele, em São Bernardo do Campo, como propina da Odebrecht.

As alegações finais são a última fase do processo antes da decisão final do juiz, que pode condenar ou absolver os réus.

“Por fim, ressalte-se: está-se diante de um dos maiores casos de corrupção já revelados no País. A criminologia voltada ao estudo dos “crimes de colarinho branco” demonstra que – ao contrário do que afirmam acriticamente alguns, com base na criminologia genérica – o montante da pena e sua efetividade da punição constituem relevantes fatores para estancar o comportamento criminoso”, afirmam os procuradores.

O MPF também pede a condenação dos outros réus envolvidos no processo, como empresário Marcelo Odebrecht, o ex-ministro Antônio Palocci, o ex-assessor de Palcci, Branislav Kontic e o pecuarista Glauco Costamarques.

Lula está preso na sede da Polícia Federal, em Curitiba desde abril, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no processo referente ao Triplex do Guarujá.

A denúncia  

Nesta ação penal é investigada a compra de um terreno, pela Odebrecht, que seria destinado à construção de uma nova sede para o Instituto Lula. Os procuradores também incluem na denúncia a compra de um apartamento vizinho ao local onde o petista mora, em São Bernardo do Campo (SP).

Depois de ouvidas as pessoas indicadas pelos procuradores, a Justiça Federal passa a colher os depoimentos das testemunhas de defesa. Foi neste processo em que o ex-presidente Lula indicou 87 pessoas para depor.

Também são réus nesse processo o ex-ministro Antônio Palocci, o ex-assessor do ministro Branislav Kontic, o ex-presidente Lula e mais quatro pessoas.  Eles são acusados de lavagem de dinheiro.

Previous ArticleNext Article