Manifestação contra o corte de araucárias no Paraná distribui 300 mudas de árvores

Redação

araucária, corte, mudas, protesto, manifestação

Cerca de 300 mudas de araucária e outras árvores nativas da floreta foram distribuídas nesta segunda-feira (21), em Curitiba, como forma de protesto a um projeto de lei que autoriza o manejo e corte da espécie ameaçada de extinção.

O ato aconteceu em frente à Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico, e também fez menção ao Dia da Árvore, celebrado hoje.

Os manifestantes se levantam contra o projeto de lei 537/2019, e argumentam que a proposta fragiliza ainda mais um ecossistema já ameaça por décadas de exploração indevida.

O texto flexibiliza o manejo e corte da araucária, em favor do plantio da erva-mate e de outras culturas, como apicultura e piscicultura.

Associada ao bioma Mata Atlântica, a Floresta com Araucária foi reduzida a apenas 0,8% da área ocupada originalmente. A floresta é, atualmente, um dos sistemas mais ameaçados do Brasil.

A ação foi organizada pelo OJC (Observatório de Justiça e Conservação). Segundo os manifestantes, foram considerados os protocolos de segurança devido à pandemia do coronavírus, como o uso de máscara, distanciamento e higienização com álcool 70%.

araucária, corte, mudas, protesto, manifestação
Divulgação

Previous ArticleNext Article