Curitiba 329 anos: cápsula do tempo, Linha Turismo com preço especial e volta de Festival

Enterro de uma cápsula do tempo, redução na tarifa da passagem da Linha Turismo e o retorno do Festival de Curitiba são algumas das atrações deste 29 de março.

Johan Gaissler - 29 de março de 2022, 07:03

Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos da cidade, que está de aniversário nesta terça-feira (29). (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)
Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos da cidade, que está de aniversário nesta terça-feira (29). (Foto: Geraldo Bubniak/AGB)

Nesta terça-feira, 29 de março de 2022, Curitiba completa 329 anos de fundação. Para celebrar a data, a cidade tem uma programação diversificada, com o enterro de uma cápsula do tempo, atividades nas ruas da cidade, redução na tarifa da passagem da Linha Turismo e o retorno do Festival de Curitiba.

Na parte da manhã, uma cápsula do tempo com cartas de estudantes de três escolas e uma universidade será enterrada no jardim do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Os alunos e alunas prepararam mensagens com previsões para 2032, ano em que será reaberta. O prefeito Rafael Greca e o vice Eduardo Pimentel também escreveram os próprios recados para irem à cápsula.

Na Rua da Cidadania do Boqueirão, estão previstas atividades como: aula de ginástica, contação de histórias e exposição de desenhos, além de um espaço para jogos.

No Zoológico da capital paranaense, estão programadas atividades de educação ambiental. A data marca também o retorno das visitas escolares agendadas, o que não acontecia desde o início da pandemia.

A Linha Turismo, ônibus que percorre diferentes pontos turísticos de Curitiba, terá uma redução no preço da passagem, de R$ 50,00 por R$ 30,00. A mudança vale a partir desta terça (29) até o domingo de Páscoa, celebrado neste ano em 17 de abril.

Também como forma de comemorar o aniversário da cidade, centenas de balões enchidos por gás hélio estarão na escadaria do Shopping Curitiba a partir das 10 horas da manhã. O público poderá tirar fotos entre os balões e levá-los para casa ou trabalho.

Ainda nesta terça-feira, está marcada a abertura do Festival de Curitiba. Após dois anos sem realização por causa da pandemia, um dos grandes eventos do teatro brasileiro volta em 2022 para celebrar os 30 anos da primeira edição, sempre como parte das comemorações do aniversário da cidade.

Para este ano, a mostra principal recebe o nome de Lúcia Camargo, curadora do evento por 10 anos e que morreu em 2020.