Valdecir Galor/SMCS

Requerimento para redução da tarifa do transporte coletivo em Curitiba é aprovado

A passagem em Curitiba está custando R$ 4,50 e o valor não é reajustado desde 2019; a previsão é que em março ocorra o reajuste

Um requerimento para redução da tarifa de ônibus do transporte coletivo de Curitiba foi aprovado nesta quinta-feira (17) pela Câmara de Vereadores. A informação é da BandNews Curitiba.

A proposta é de autoria do vereador Dalton Borba (PDT) que pede que sejam realizados estudos técnicos e de impacto financeiro para apurar a viabilidade da redução ou manutenção do valor da tarifa. A passagem na capital está custando R$ 4,50 e o valor não é reajustado desde 2019.

Em 2020, quando o aumento deveria ocorrer, por conta da pandemia da covid-19 entrou em operação o Regime Emergencial de Operação e Custeio do Transporte Coletivo, com o aporte de recursos públicos do município e do Governo do Estado para as empresas que operam o sistema.

A previsão agora é que em março ocorra um aumento da tarifa do transporte coletivo de Curitiba, tendo em vista que no dia 28 de fevereiro vence o prazo deste regime emergencial e também serão finalizadas as negociações salariais de motoristas e cobradores que podem impactar no preço da passagem.

Na proposta que será analisada pela CMC, o vereador defende que a manutenção da tarifa é uma forma de incentivar o uso do transporte coletivo e melhorar a qualidade da mobilidade no município de Curitiba.