
Moraes decide soltar Sara Winter, mas impõe uso de tornozeleira eletrônica
Marcelo Rocha - Folhapress
24 de junho de 2020, 17:50
310 municípios do Paraná já tiveram aprovado o estado de calamidade pública junto a Assembleia Legislativa do Paraná dev..
Jorge de Sousa - 24 de junho de 2020, 20:51
310 municípios do Paraná já tiveram aprovado o estado de calamidade pública junto a Assembleia Legislativa do Paraná devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Somente na sessão plenária desta quarta-feira (3) na Assembleia foram aprovados mais sete pedidos de municípios paranaenses.
Foram aprovadas as solicitações de Céu Azul, Clevelândia, Honório Serpa, Marquinho, Mercedes, Porto Barreiro e São Tomé.
Todos os municípios que tiveram aceito o estado de calamidade pública ficam isentos de descumprirem os limites de despesa pessoal e de dívida consolidada previamente dispostos.
Mas a calamidade pública pode apenas ser acionada em casos de situação anormal provocada por fatores externos, como por exemplo a pandemia do novo coronavírus.
Para ter a solicitação aceita pela Assembleia é preciso que os municípios publiquem a situação em seus respectivos Diários Oficiais e façam a solicitação formal ao Poder Legislativo.
A Assembleia encaminhou um manual de instruções para prefeituras de todo estado para evitar recusas nas solicitações.