Deputados aprovam programa de parcerias público-privadas na primeira sessão da Alep

Redação e Vanessa Fernandes - CBN Curitiba


A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta segunda-feira (4), em redação final, o projeto de lei enviado pelo governador Ratinho Junior, ainda no período de transição, que estabelece o Programa de Parcerias do Paraná (PAR). O texto foi aprovado pela maioria e será encaminhado para sanção.

Quando passar a valer, o PAR será integrado por uma carteira de projetos de desestatização e de contratos de parceria, que serão implementados e desenvolvidos por um órgão gestor e outro deliberativo.

Ratinho fez o discurso de abertura dos trabalhos legislativos e afirmou que fará uma gestão de economia e eficiência e fez um convite aos parlamentares para romper com vícios do passado. “É um modelo político atual brasileiro e que queremos implantar no Paraná. A Assembleia será fundamental para que a gente consiga colocar isso em prática”, diz Ratinho Júnior.

Plano de governo

O governador falou ainda sobre a economia aos cofres públicos pretendida por sua gestão. Ratinho mencionou a diminuição de gastos na ordem de quatro milhões de reais, somente com a devolução do jatinho que era utilizado pelo governo, além da revisão de contratos nas estatais como a Copel e outros órgãos como, por exemplo, o Detran.

Ratinho Junior ainda falou a respeito do projeto de lei, já enviado ao legislativo, que pretende acabar com a aposentadoria de ex-governadores. Ele não pôde avaliar se a iniciativa será retroativa ou passará a valer a partir de agora, mas garantiu economia.

“Nossa vontade é que valesse para todos, mas temos que cumprir a lei. O que acho mais provável é o que vale daqui para frente. A nossa vontade é que pudesse acabar com esse direito já para os governadores do passado. A economia é difícil de ser calculada, mas mais do que a economia financeira é a questão simbólica”, diz o governador.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="591546" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]