Na segunda pesquisa Ibope, Ratinho sobe para 42% e Cida desce para 13%; Arruda tem 6%

Francielly Azevedo


A pesquisa Ibope encomendada pela RPC TV, divulgada nesta terça-feira (4), aponta Ratinho Junior (PSD) em primeiro lugar nas intenções de voto ao Governo do Paraná, com 42% das menções. Na primeira pesquisa divulgada pelo Ibope, no dia 22 de agosto, Ratinho tinha 33% das intenções. Em segundo lugar Cida Borghetti (PP) aparece com 13% das intenções, a progressista tinha 15% na primeira pesquisa. João Arruda (MDB), que tinha 5%, agora figura com 6%, ainda em terceiro lugar.

Na sequência das citações vem Dr. Rosinha (PT), com 4%; Professor Piva (PSOL), Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede), todos com 1% cada; já Geonísio Marinho (PRTB) tem 0% das intenções de voto.

Além disso, brancos e nulos somam 16%. Já os eleitores que não sabem em quem votar somam 14%.

LIMINAR QUE SUSPENDIA DIVULGAÇÃO FOI REVOGADA

A juíza auxiliar Graciane Aparecida Do Valle Lemos, do Tribunal Regional Eleitoral, tinha acatado nesta segunda-feira (3) um pedido liminar feito pela coligação formada pelos partidos Democracia Cristã, Rede e PPL e  e suspendeu a divulgação da pesquisa Ibope. Na ação, a coligação de Jorge Bernardi justificou que o questionário utilizado não apresenta as mesmas faixas etárias daquelas que estão no plano amostral, além de incompatibilidade entre o grau de instrução dos entrevistados e aquele que aparece no questionamento do entrevistador.

No entanto, após o Ibope recorrer e apresentar sustentações aos questionamentos da coligação de Bernardi, a mesma juíza decidiu, na tarde desta terça-feira (4), revogar a decisão e liberar a divulgação da pesquisa.

PESQUISA

A pesquisa foi encomendada pela RPC e registrada pelo Instituto Ibope Inteligência. Foram ouvidos 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais. O levantamento foi feito entre os dias 1 e 4 de setembro. O registro da pesquisa PR-04985/2018 (TRE) e BR-01988/2018 (TSE).

De acordo com o Ibope, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="551051" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]