Na TV, Ratinho capricha na edição, Arruda nas críticas e Rosinha na ironia

Roger Pereira


Os candidatos ao governo do Paraná usaram o primeiro programa eleitoral na TV para se apresentarem, mas o fizeram de forma diferente. Enquanto a campanha de Ratinho Júnior (PSD) abusou dos recursos de edição para destacar sua trajetória, suas realizações na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e seu projeto para um “Paraná do Futuro”, João Arruda (MDB) já tentou se posicionar como candidato de oposição, apresentando-se como alternativa à continuidade do governo Beto Richa (PSDB) e Dr. Rosinha (PT) usou da ironia, trazendo para o primeiro programa um “candidato boneco”, para criticar o “candidato que pede voto aos pobres e governa para os ricos”

Com menos de 10 segundos de tempo de TV, Jorge Bernadi (Rede) e Professor Piva (Psol) usaram seu tempo para se apresentarem e divulgarem seus sites de campanha. Por erro técnico da produção, o programa de Cida Borghetti (PP) não foi ao ar. Ogier Buchi (PSL), Ivan Bernardo (PSTU), Geonísio Marinho (PRTB) e Priscila Ebara (PCO) também não levaram ao ar suas propagandas no primeiro programa.

Abrindo o programa eleitoral, Ratinho Júnior trouxe, nos seus 2min03 de programa, um clipe que alternava imagens de arquivo digital com vídeos de seu passado e de sua carreira, além de algumas peças produzidas recentemente para apresentar-se. “O mundo está mudando, o Paraná também precisa mudar”, inicia o texto do candidato, que conta sua origem e sua carreira pública, destacando a atuação na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa (PSDB), mas sem citar o ex-governador. “ Fui secretário de Desenvolvimento Urbano e entreguei o maior número de obras da história do Paraná! Sem nenhuma obra investigada pelo Ministério Público nem pelo Tribunal de Contas do Estado”, afirmou. Propondo uma gestao inovadora, ele diz que propõe “novas soluções para velhos problemas, sempre dando prioridade ao que é vital: saúde, educação, segurança, infraestrutura e acabar com as desigualdades”.

#ChegouaHoradeMudar

O Paraná é uma terra de oportunidades com um potencial transformador. O problema é que o modelo político antigo e falido, que governa há anos a nossa terra, atrapalha. Precisamos romper com a velha política, acabando com mordomias e privilégios. Precisamos pensar em novas soluções para velhos problemas, com disciplina, planejamento e inovação. Precisamos devolver ao trabalhador e ao empresário o direito de sonhar e realizar. Não podemos mais esperar por essa mudança. Precisamos fazê-la juntos e agora! #R55 #ChegouaHoradeMudar

Publicado por Ratinho Junior em Sexta, 31 de agosto de 2018

O programa de Dr. Rosinha inicia com um clipe de um boneco no papel de candidato, fazendo carreata, conversando com a população, apertando a mão e abraçando crianças, e um falso jingle destacando as qualidades deste candidato. Na sequência, Dr. Rosinha aparece para fazer sua crícita. “Não, esse não sou eu. Enganar as pessoas na campanha dizendo que defende os pobres e depois no governo só governa para os mais ricos, isso não é comigo. Eu cresci e trabalhei na roça, em Rolândia. Não sou piá de prédio. Como médico, na periferia de Curitiba, sempre trabalhei defendendo as causas dos mais pobres, das pessoas que trabalham duro no dia a dia, que são exploradas governo após governo. Aprendi muito com eles. Você nessa campanha vai conhecer o meu trabalho e minhas propostas para governar o Paraná”, disse o candidato, no programa de 1min12.

João Arruda abre seu programa falando que tem orgulho do Paraná e do povo paranaense, e encerra apresentando-se, citando a esposa e filhos. Mas a maior parte do 1min51 é dedicada a críticas ao governo do estado e aos candidatos Cida Borghetti e Ratinho Júnior. “Viramos reféns de um grupo político, muito mais preocupado com o poder do que com as pessoas. O resultado desse jeito perverso de governar, a gente vê no aumento da violência, do desemprego, na corrupção na economia virada do avesso e na falência de nossa educação”, disse. “O que assusta mais é que dois candidatos saíram daqui de dentro do Palácio. Cida Borghetti era vice de Beto Richa. E Ratinho Júnior, seu principal secretário e aliado que ainda fala em mudança. Quem fez parte do Governo não é mudança, é continuidade. Beto Richa, Cida e Ratinho governam juntos. Quebraram no nosso Estado, juntos”, afirmou.

Nosso primeiro programa de TV está no ar! E eu estou emocionado por me apresentar a todos os paranaenses e poder contar um pouco da minha história, das minhas ideias. Tire dois minutinhos para assistir ao programa, converse com a gente nas ruas e aqui, nas redes sociais. Assim, a gente vai fazer um governo diferente, o governo de todos os paranaenses. ???? #João15 #AgoraVocêTemEmQuemVotar #OGovernadordeTodos

Publicado por João Arruda em Sexta, 31 de agosto de 2018

A Campanha de Cida Borghetti disponibilizou na internet o programa que acabou não indo ao ar nesta sexta-feira. Nele, a candidata se apresenta ao eleitor, destacando a possibildiade de, pela primeira vez, o Paraná eleger uma mulher para governar o estado.

Sigo firme. Sigo forte!

Sigo firme, sigo forte porque sei cuidar e sei governar. Trabalhando juntos ninguém segura esse Estado. Esse é o primeiro programa eleitoral, que você assiste na Tv e também aqui no Facebook. Conheça minhas propostas.Vamos conversar! #Cida11 #firmeeforte

Publicado por Cida Borghetti em Sexta, 31 de agosto de 2018

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="549826" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]