Geral
Novo conselheiro do TCE, Augustinho Zucchi defende atuação técnica e justa

Novo conselheiro do TCE, Augustinho Zucchi defende atuação técnica e justa

Na avaliação do conselheiro recém-empossado, a atuação política e o controle externo do gasto público têm o mesmo sentido e cumprem os mesmos objetivos

Redação - quarta-feira, 25 de janeiro de 2023 - 18:55

Tomou posse nessa quarta-feira (25) o novo conselheiro do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), Augustinho Zucchi. No discurso, o novo membro da Corte defendeu a importância de realizar um trabalho técnico e justo.

“Todos devemos prezar pela boa utilização dos recursos públicos. Afinal é isso que espera a população que paga impostos, contribui com seu trabalho, gera dividendos e empregos. Nossa função é fazer com que os recursos voltem para melhorar a cidadania de cada pessoa que habita o nosso Estado”, disse ele.

Durante a solenidade, realizada na primeira sessão extraordinária do Pleno, Zucchi lembrou da origem rural e humilde de sua família e do sonho de infância, de ser agrônomo e deputado – ambos já realizados.

“Sempre busquei retidão naquilo que faço e vou trabalhar para que o Tribunal continue tendo o respeito do nosso país”, afirmou.

Na avaliação do conselheiro recém-empossado, a atuação política e o controle externo do gasto público têm o mesmo sentido e cumprem os mesmos objetivos.

“O critério é técnico e legal, e a decisão deve ser justa”, declarou. “Além de punir o que, infelizmente, é o caso, é fundamental que se possa orientar, para evitar que um mero erro técnico possa levar a uma condenação”, concluiu.

CURRÍCULO DE AUGUSTINHO ZUCCHI

Nascido em Itapejara do Oeste (Sudoeste do Estado), Augustinho Zucchi tem 60 anos. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o período de estudos, atuou no movimento estudantil. Funcionário de carreira do antigo IAP – atual Instituto Água e Terra (IAT) -, chefiou o Escritório Regional de Pato Branco e foi diretor do órgão, em Curitiba. Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura em Pato Branco.

Foi deputado estadual por cinco mandatos (entre 1994 e 2012). Na Assembleia Legislativa, integrou diversas comissões e presidiu, por quatro anos, a Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio. Foi membro da Mesa Executiva em quatro mandatos, nos cargos de secretário e vice-presidente. Deixou o Legislativo estadual para exercer o mandato de prefeito de Pato Branco, cargo para o qual foi eleito em duas gestões (2013-2016 e 2017-2020). Antes de ser eleito conselheiro do TCE-PR, foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas no ano de 2022.

*Com informações do TCE-PR

Compartilhe