Novo juiz da Operação Piloto mantém prisão de aliados de Richa

Roger Pereira

Deonilson Roldo - Beto Richa - Operação Piloto - Lava Jato - corrupção

O juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Federal de Curitiba, manteve a decisão de seu colega da 13ª Vara, juiz Sergio Moro, confirmando todas as decisões tomadas por seu antecessor na Operação Piloto, que mudou de juiz responsável após o entendimento do Superior Tribunal de Justiça que o caso investigado não tem relação com a Operação Lava Jato, embora tenha sido considerado a 53ª fase da operação. Assim, Ribeiro manteve as prisões preventivas do ex-chefe de gabinete do ex-governador do Paraná Beto Richa, Deonilson Roldo, e do empresário Jorge Atherino, apontado como operador financeiro do grupo.

Deflagrada no dia 11, a Operação Piloto apura o pagamento de propina por parte da Odebrecht ao núcleo do governo paranaense para que fosse direcionada a ela o contrato de duplicação da PR 323, no norte e noroeste do Paraná.

No dia 19, o STJ julgou recurso da defesa de Beto Richa e concluiu que, por não ter relação direta com a Lava Jato, o caso deveria sair das mãos de Moro. O caso foi para a 23ª Vara, que já julga o caso relacionado à cobrança de propina por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná das concessionárias de pedágio que exploram o Anel de Integração (conjunto de rodovias federais que cortam o estado).

Ao acatar a decisão do STJ e remeter o processo a outra vara criminal, Moro recomendou a seu colega que mantivesse todas as decisões proferidas até o momento e destacou os motivos que o levaram a decretar a prisão preventiva dos investigados: o risco de continuidade da prática criminosa e o de obstrução da Justiça. No caso de Deonilson, Moro enfatizou o papel de destaque do ex-chefe de gabinete na campanha de Beto Richa para o Senado neste ano e lembrou que parte da propina que teria sido arrecadada no caso teria com destino gastos de campanhas eleitorais.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="556142" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]