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Novo modelo de pedágios entra na pauta da equipe de transição de Lula

Novo modelo de pedágios entra na pauta da equipe de transição de Lula

A ideia é discutir com o Governo do Paraná mudanças no plano proposto com destaque para reduções na tarifa

Leonardo Gomes, especial para o Paraná Portal - quinta-feira, 3 de novembro de 2022 - 13:22

O novo modelo de pedágio das rodovias no Paraná deve ser uma das principais pautas tratadas pela equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na última semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) teve aprovada a homologação do Tribunal de Contas da União (TCU) para licitar dois dos seis lotes das Rodovias Integradas do Paraná, que preveem tarifas que podem superar os R$ 15. Na reta final de campanha, Lula prometeu que os custos não devam ultrapassar os R$ 5.

Segundo o presidente estadual do PT e coordenador da Frente Parlamentar do Pedágio na Alep, Arilson Chiorato, é pouco provável que a ANTT licite os dois primeiros lotes ainda neste ano. “Eu acredito que se tiverem que cumprir as 21 recomendações estabelecidas pelo TCU, não haverá tempo hábil para a licitação. Outra coisa. Se derem andamento do modelo da forma que está, isso será uma atitude de má fé. Por que eles sabem que o presidente eleito não concorda com o que foi proposto. Então é preciso ser discutido isso antes de qualquer licitação com a equipe do Lula.”

Conforme Chiorato, a proposta de Lula é reativar as 27 praças de pedágio existentes nas rodovias do Paraná com um contrato de manutenção das estradas, sinalização, segurança, socorro médico e mecânico. 

“Assim que a equipe de transição for oficializada, eu vou entregar as  impressões que a Frente Parlamentar do Pedágio na Alep tem com relação ao modelo proposto. Vamos colocar as nossas discordâncias quanto ao contrato de 35 anos, as 15 novas praças, a tarifa até 30% mais cara que a prática até então. A nossa preocupação é que não se repita o modelo maléfico do passado.

Ainda segundo o deputado, assim que o tema pedágios for formalizado pela equipe de transição, coordenada pelo vice eleito Geraldo Alckmin (PSB), o governador Ratinho Junior (PSD) deve ser comunicado das discordâncias e possíveis mudanças no modelo.

Em nota, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/PR) informou que permanece acompanhando o desenvolvimento do novo programa de concessões rodoviárias e que a prioridade é garantir uma tarifa justa, com execução de obras necessárias.

Procurada pela reportagem, a ANTT ainda não se posicionaram.

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