OAB critica nomeação de investigados da Lava Jato e promete providências caso ministros virem réus

Jordana Martinez


O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, criticou a nomeação de investigados na Lava Jato para o ministério do presidente Michel Temer e não descartou providências da Ordem caso algum deles se transforme em réu. A afirmação foi feita durante uma palestra na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Curitiba.

“O Brasil passa por um momento em que precisa sim de um choque de ética. Um choque de ética passa exatamente pela nomeação de pessoas que estejam acima de qualquer suspeita. Nós estamos falando de um governo que inicia e tem que ter muita credibilidade frente à sociedade brasileira. Até mesmo porque será um governo que não tem a legitimidade das urnas”, argumentou.

Dos 23 ministros nomeados pelo presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), nove estão envolvidos na Operação Lava Jato, sendo dois investigados e sete citados. Lamachia afirma que a Ordem tomará providências caso algum deles vire réu no processo: “Nós vamos acompanhar e, se nós tivermos algum ministro do atual governo que seja ele transformado em réu em alguma dessas operações, aí sim a OAB examinará juridicamente esse tema de forma técnica a partir de seu conselho pleno”, afirmou.

Papel da sociedade

Para Claudio Lamachia, depois do afastamento da presidente Dilma Rousseff, a sociedade precisa se envolver na superação da crise ética que abate o Brasil. “Não é mais possível reclamar dos desvios cometidos pelos poderosos sem adotar atitudes concretas para demonstrar reprovação. A população não pode se mobilizar apenas quando uma crise chega a seu ápice, como é o caso atual. É preciso uma participação constante do povo na vida pública”, disse ele.

Lamachia disse ainda que a OAB não pretende aceitar nenhuma proposta da área econômica do governo provisório que implique em aumento da carga tributária.

 

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.