PF adapta dormitório para receber Lula em Curitiba

Mariana Ohde

Polícia adaptou dormitório que era usado por agentes. Local tem cama, mesa e banheiro e fica no último andar.

Por Rafael Neves, Metro Curitiba

“Em razão da dignidade do cargo ocupado” por Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz Sérgio Moro determinou que o ex-presidente ficará em uma sala reservada na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba.

O prédio tem uma carceragem com três celas e hoje abriga sete presos da Lava Jato. Mas Lula ficará isolado em uma sala que foi adaptada desde março, segundo apurou o Metro Jornal, para recebê-lo: era um dormitório usado por agentes da PF de fora de Curitiba quando estavam em missão na cidade.

A “Espécie de sala de Estado Maior”, segundo Moro, é uma cela adaptada de 15 metros quadrados (3m x 5m). Conta com cama, mesa, um banheiro recém-instalado e janelas gradeadas. A sala fica no último andar do prédio – três andares acima da carceragem –, logo abaixo do heliporto.

O esquema foi pensado para evitar o contato de Lula com outros presos. Não há detalhes de como será a vigilância, que é feita pelos próprios agentes. A praxe é que os presos tenham três refeições, banho de sol de duas horas por dia e visitas às quartas.

A PF não confirma se estas regras se aplicarão ao ex-presidente da mesma forma. Uma possibilidade é que os familiares de Lula tenham um dia de visita separado, para
não cruzar com os parentes dos outros presos, mas a PF também não garante que o procedimento será adotado.

A maioria dos presos da Lava Jato por condenação em 2ª instância está detida em seus estados de origem. Lula, porém, ainda responde a dois processos em Curitiba e terá
que depor em um deles, relativo ao sítio de Atibaia (SP).

Vigília

Militantes começaram a se reunir na sede do PT, em Curitiba, na noite de ontem, prometendo fazer uma vigília. Já um pequeno grupo comemorou a decisão em frente à sede da PF, mas ninguém passou a noite no local.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="515568" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]