Pesquisa revela que a população está mais descrente em relação à Lava Jato

Andreza Rossini


Da BandNews Curitiba

A maior parte da população brasileira tem esperança na Operação Lava Jato e acredita que as investigações devem continuar a todo custo. No entanto, muitos têm receio de que a classe política acabe com as apurações. É o que revelou uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos com 1,2 mil pessoas em todo o País, no mês de setembro.

Entre os entrevistados, 94% afirmaram que a lava jato deve continuar até o fim, mas ao mesmo tempo, 33% temem que os trabalhos se enfraqueçam devido a influência de agentes políticos. O levantamento revelou ainda que para 76% dos entrevistados a operação vai fortalecer a democracia no País.

O sociólogo, diretor de opinião pública do Instituto e responsável pela pesquisa, Danilo Cersosimo compara os números com aqueles obtidos no início do ano pela própria entidade. Segundo ele, apesar de ainda acreditar na eficácia da operação, a população brasileira começa a ficar mais descrente com relação às condenações.

“A questão é que em maio desse ano, os 76% que acreditavam no fortalecimento da democracia, eram 85%. Em alguns meses essa percepção perdeu um pouco de força. Em contra partida o argumento de que a classe política vai acabar com a Lava Jato cresceu de 19% em junho para 33% em setembro. Cria uma impressão de que a classe está enfraquecendo a operação”, afirmou.

Cerca de 71% das pessoas ouvidas na pesquisa afirmam que os crimes revelados pela investigação da Lava Jato podem transformar o Brasil e mudar a realidade da política brasileira. Mais da metade dos entrevistados, 56%, acreditam que nenhum político sai imune diante das apurações e a que força tarefa tem como alvo autoridades de todos os partidos, sem distinção. Porém, a esperança depositada na lava jato já foi maior.

O responsável pelo levantamento avalia que a expectativa do brasileiro com relação a lava jato sempre foi muito alta. Porém, fatos como o arquivamento do pedido de cassação do senador Aécio Neves, do PSDB, mesmo sendo denunciado pelo Ministério Público Federal de receber R$ 2 milhões em propinas pagas pela JBS, fortalecem o desencantamento da população.

“A expectativa do brasileiro em relação à Lava Jato sempre foi muito alta e ainda continua. O fato é que quando pensamos de maneira mais tangível quanto aos resultados a  população fique mais pessimista em relação a isso por conta da incapacidade da Justiça brasileira de punir aqueles que estão sendo julgados”.

A descrença nas instituições brasileiras vem crescendo nos últimos meses. Segundo o diretor do instituto dados levantados em outras pesquisas revelam que a maioria das pessoas não acredita mais na Justiça brasileira.

“Me chama muito a atenção a desconfiança contra a Justiça brasileira. Dados de uma outra pesquisa que perguntamos sobre isso vimos que 76% da população não acredita e isso pode impactar diretamente na Lava Jato.

A pesquisa completa realizada pelo Instituto Ipsos está disponível aqui. 

Previous ArticleNext Article