Ex-policial federal condenado na Lava Jato é preso por determinação da Justiça

Jordana Martinez


BandNewsCuritiba

O ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, que teve a prisão determinada pelo juiz Sérgio Moro, deve permanecer detido no Rio de Janeiro.

Em despacho, Moro chegou a pedir a transferência do ex-agente para o sistema prisional de Curitiba, no entanto, a Polícia Federal no Paraná informou que ele permanece preso no Rio de Janeiro até o juiz de execuções analisar um pedido da defesa para que ele cumpra a pena na capital fluminense. Jayme Careca foi preso na última terça-feira (30).

A medida foi tomada com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza a execução provisória da pena após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça, embora caiba recurso em instâncias superiores. O ex-policial federal foi alvo da 7ª fase da Operação Lava Jato.

De acordo com as investigações, ele prestava serviços para o escritório de lavagem de dinheiro do doleiro Alberto Youssef. A mando de Youssef, o agente fazia entregas de malas e envelopes de dinheiro a empresários e políticos.

O policial foi condenado em maio de 2015 por lavagem de dinheiro a 13 anos, 3 meses e 15 dias de prisão e teve a pena diminuída para 8 anos e 4 meses de reclusão após recursos da defesa. A decisão foi julgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em novembro do ano passado.

Ele também foi inocentado do crime de participação em organização criminosa. De acordo com Moro, em síntese, foi provado que agentes da empreiteira Camargo Correa destinaram cerca de cinquenta milhões de propina à diretoria de Abastecimento da Petrobras, que era comandada por Paulo Roberto Costa, em decorrência de obras na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná e na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Ainda conforme o juiz, Jayme Careca cometeu os crimes utilizando seu cargo de policial, transportando malas de dinheiro em espécie para pagamento de propina a agentes públicos.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="484710" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]