Ex-presidente da Andrade volta a envolver Berzoini na cobrança de propina

Roger Pereira


Mesmo depois de o ex-ministro Ricardo Berzoini ter negado, o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, confirmou, nesta quarta-feira, a versão do ex-diretor da construtora, Flávio Machado, de que o acordo para o pagamento de “contribuições” de 1% dos valores dos contratos da empresa com o governo federal ao PT foi acertado em reunião com o ex-ministro e ex-presidente do PT.

Azevedo relatou que, em 2008, foi procurado por Machado, que se dizia constrangido pelo pedido de colaboração por parte do PT. “Ele dizia não ter competência para decidir a questão e pediu para que eu participasse de uma reunião com representantes do PT”, diz. “Fizemos essa reunião, eu e o Flávio pela Andrade, Berzoini, Paulo Ferreira e João Vaccari pelo PT. Berzoini colocou que éramos grandes parceiros do governo, que tínhamos participação importante nos projetos do governo e que, por isso, eles pediram a contribuição eleitoral de 1% sobre os contratos de todos os projetos federais que a Andrade estava executando e que já tinha executado desde 2003. E também dos projetos futuros”, relatou, dizendo que levou o pedido para o presidente da construtora, Rogério Nora de Sá, que decidiu fazer, nos contratos vigentes e futuros.

Lembrando que as reuniões não trataram especificamente de Petrobras, mas de todo o conjunto de obras federais, Azevedo informou que os pagamentos ao PT foram feitos todos via doações eleitorais oficiais. Ele disse que, por isso, os executivos não tinham a percepção de que estavam praticando algo ilegal. “As doações foram feitas como bônus eleitoral, nós não tínhamos a percepção de que estávamos cometendo um delito em relação a isso. Fomos pressionados, mas a contribuição era legal e formal. Agora, sem dúvida, a decisão originária daquela contribuição vinha de alguma coisa que não era correta, mas nós não tínhamos essa percepção na época”, declarou. Segundo Azevedo, por conta deste compromisso a Andrade somou R$ 40 milhões em doações ao PT.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="375623" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]