Genu deve deixar cadeia nas próximas horas, diz defesa

Andreza Rossini


O ex-tesoureiro do PP, João Cláudio Genu, deve deixar a prisão, por volta das 13 horas desta quarta-feira (26). A estimativa é dos advogados de defesa, mas pode variar dependendo da Polícia Federal.

O alvará de soltura foi expedido e divulgado no sistema da Justiça Federal, na manhã de hoje. O juiz Sérgio Moro determinou medidas cautelares para o ex-tesoureiro. Genú está proibido de deixar o país, não pode mudar de endereço sem autorização da Justiça e precisa entregar os passaportes no prazo de três dias.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu soltar o ex-tesoureiro na noite de ontem (25), por três votos a dois.

No julgamento, a maioria dos ministros divergiu do relator, Edson Fachin, e entendeu que Genu pode responder às acusações em liberdade.

Ele foi condenado por Moro a mais de oito anos de prisão em um dos processos da Operação Lava Jato. A sentença foi proferida no dia 2 de dezembro pelo crime de corrupção.

Genu está preso preventivamente há 330 dias na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Ele já teve o pedido de liberdade provisória negado pelo Supremo Tribunal de Justiça e pelo TRF4.

O caso

De acordo com as investigações da Lava Jato, Genu – ex-assessor do ex-deputado federal José Janene, falecido em 2010 – era um dos beneficiários e articuladores do esquema de desvio de recursos da Petrobras. Ele recebia um percentual fixo da propina destinada ao PP.

Segundo a Justiça, o réu era responsável por intermediar repasses de propina entre empresários e o diretor Paulo Roberto Costa.

Ainda segundo a sentença, Genu também era beneficiário direto de “propinas periódicas e vultosas”.

Ao recorrer ao Supremo, a defesa sustentou que não há motivos para a manutenção da prisão preventiva de Genu.

O  ex-assessor já foi condenado e não pode interferir nas investigações da Lava Jato, conforme fundamentou o juiz Sergio Moro ao decretar a prisão.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="427159" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]