Janot pede abertura de inquérito contra presidente Dilma

Roger Pereira


A Procuradoria-Geral da República enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de abertura de inquérito para investigar a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União) por suspeita de obstrução da Justiça na Operação Lava Jato.

O pedido de abertura de inquérito tem por base a delação do senador Delcídio do Amaral, que tem motivado os diversos pedidos de investigação encaminhados pela PGR ao STF nos últimos duas. Dilma, Lula e Cardozo foram apontados pelos senador como os responsáveis pela tentativa de evitar que o parlamentar fechasse acordo de delação com o Ministério Público Federal, pela nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil com o objetivo de conferir-lhe foro privilegiado e pela nomeação de ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça, com a orientação para que atuasse em favor de alguns dos réus da Lava Jato.

Em sua delação, Delcídio contou que o governo da petista deflagrou uma ofensiva nos tribunais superiores para influenciar nos desdobramentos da Lava Jato e garantir, por exemplo, a liberdade de grande empreiteiros. A nomeação de Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o STJ faria parte dessa trama. E Cardozo teria auxiliado nesses ações.

O MPF alega, ainda, que a indicação de Lula à Casa Civil fez parte das ações do Palácio do Planalto para “tumultuar” o andamento da apuração dos desvios na estatal e de retirar da alçada do juiz Sergio Moro a condução das investigações que envolvem Lula, garantindo-lhe o direito ao foro privilegiado.

O pedido está oculto no sistema do Supremo e será analisado pelo ministro Teori Zavascki, relator dos inquéritos que tratam do esquema de corrupção da Petrobras, que terá que autorizar a apuração contra os três. Se o inquérito for aberto, Dilma passa a ser formalmente investigada. Como se trata de presidente, Teori também pode decidir submeter o pedido ao plenário do STF.

Previous ArticleNext Article
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal