Juízes federais pedem reforço na segurança em julgamento de Lula

Jordana Martinez


Em reunião com a ministra Carmem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, pediu reforço na segurança dos magistrados no próximo dia 24, quando será julgado o recurso de Lula  Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Nesta segunda-feira (15), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Thompson Flores, levou à ministra Cármen Lúcia a denúncia de ameaças que os desembargadores que vão julgar o recurso de Lula estão recebendo pela internet e por telefone.

“Esse caso está tomando uma proporção que nunca se tomou no Brasil. É um caso de proporções novas e de grandes proporções, em que se está querendo a convocação de militantes, da população para haver uma pressão e até se chegar às vias de fato. Isso é o que não podemos conceber. Se o Brasil é uma democracia e existe um devido processo legal, por que se vai então partir para a violência a fim de interferir no julgamento do processo?”, afirmou Veloso.

Alarde desnecessário

Apesar do pedido de reforço na segurança, Veloso considera que foi criado um “alarde desnecessário” em torno do julgamento de Lula.

“Está havendo um alarde sobre esse julgamento desnecessário, porque o Brasil é pródigo em recursos. Caso venha a ser confirmada a sentença, haverá possibilidade de recurso para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o STF e o próprio TRF pode ser um destinatário de recursos. O deferimento da candidatura daquele que está sendo acusado da prática dos crimes será feito pelo Tribunal Superior Eleitoral e esse deferimento só vai ocorrer a partir de agosto. Não precisa desse alarde que se está fazendo agora, há ainda um caminho processual muito grande a ser trilhado. É preciso que a magistratura tenha condições de independência e tranquilidade para proceder o julgamento”, disse.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="476827" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]