Justiça bloqueia 1 bilhão de francos suíços de investigados da Operação Lava Jato

Jordana Martinez


BandNewsCuritiba

Um balanço divulgado nesta quarta-feira (05) pelo Ministério Público da Suíça revela o bloqueio de um bilhão de francos suíços de investigados da Operação Lava Jato. O valor, que corresponde a três bilhões de reais, é resultado da lavagem do dinheiro desviado da Petrobras por agentes públicos, políticos e operadores de esquemas de corrupção. Até o momento, cerca de 20% deste valor bloqueado retornou ao Brasil para ressarcir as vítimas, como a estatal e a própria União. O restante, aproximadamente dois bilhões e quatrocentos milhões de reais, segue bloqueado pelas autoridades suíças.

De acordo com o Ministério Público do país europeu, mais de sessenta investigações estão em andamento, das quais vinte foram abertas apenas no ano de 2016 – marcado, também, pelo avanço das cooperações jurídicas internacionais propostas pela força-tarefa Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná. A cooperação é comemorada pelas autoridades suíças, que também lembram os investigadores dos Estados Unidos no trabalho de combate mundial à corrupção.

Os números divulgados nesta quinta fazem parte de um trecho do relatório considerado de interesse público. Mais de mil contas bancárias suspeitas foram investigadas pelas autoridades do país europeu.

A partir do momento em que foi descoberto um esquema criminoso formado por um cartel de empreiteiras que fraudavam licitações com a Petrobras, foram descobertas inúmeras ramificações do mesmo esquema. Apenas a Odebrecht, uma das construtoras investigadas, já confessou crimes de corrupção em 12 países, em três continentes diferentes.

Previous ArticleNext Article
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="423333" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]