Lava Jato não será afetada pela extinção da equipe exclusiva, diz ministro

Fernando Garcel


Redação com Thaissa Martiniuk

O Ministro da Justiça, Torquato Jardim, garante que a Operação Lava Jato não será afetada pela extinção da equipe exclusiva da Polícia Federal (PF) que atuava nas investigações em Curitiba. Em entrevista à BandNews FM, o ministro afirmou que foi feita uma “otimização de pessoal” e destacou que não existe nenhum tipo de recuo em relação as apurações.

Segundo ele, a capital paranaense deixou de ter o maior número de investigações relacionadas a Lava Jato, posto hoje que está com Brasília.

“Nada foi retirado da capacidade operacional da Polícia Federal para investigar a Lava Jato. Não há recuo possível e admissível na Lava Jato. O que acontece é que a Lava Jato hoje não é apenas Curitiba. O movimento maior da Lava Jato não está mais em Curitiba, está em Brasília”, declarou o ministro. Para ele, a mudança busca a otimização dos trabalhos, de pessoal e de recursos da PF. “Não era necessário ficar tanta gente aqui em Curitiba. Não havia trabalho suficiente para gente. Foram reposicionados, realocados como otimização de recurso”, finaliza o ministro.

No total, 21 capitais tem ações ligadas ao esquema de corrupção que começou a ser investigado no Paraná. Questionado sobre uma eventual saída do diretor-geral da PF, Leandro Daiello, o ministro não negou a possibilidade de trocá-lo e disse que os dois tem um “compromisso institucional para melhorar a PF”. Ele encerrou complementando que a instituição continua, enquanto as “pessoas passam”.

PF encerra força-tarefa exclusiva para a Lava Jato em Curitiba
Associação da PF encaminha a Temer pedido de saída de diretor-geral
MPF diz que dissolução do Grupo de Trabalho da Lava Jato na Polícia Federal prejudica as investigações

Ainda de acordo com o Ministro da Justiça, a Polícia Federal conduz nesse momento, 476 operações especiais que foram demandadas pelos Tribunais Federais de todo o País. A operação lava jato é uma destas.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="441677" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]