Moro ouve testemunhas dos processos de Lula e Cunha nesta quarta-feira

Mariana Ohde


Com CBN Curitiba

Várias audiências estão programadas ao longo desta quarta-feira (23) no âmbito da Operação Lava Jato. Pela manhã, serão ouvidas as primeiras testemunhas de defesa do ex-deputado Eduardo Cunha, entre elas o ex-ministro Guido Mantega e o deputado federal Mauro Lopes (PMDB). Todos os interrogatórios serão realizados por videoconferência.

A defesa ainda não confirmou se Eduardo Cunha vai acompanhar pessoalmente os depoimentos na Justiça Federal do Paraná – como aconteceu na semana passada. O ex-deputado está preso desde 19 de outubro na capital paranaense e reponde por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele teria recebido R$ 5 milhões de dólares em propina de contratos da área internacional da Petrobras.

À tarde, será realizada uma audiência da ação penal contra o ex-presidente Lula. O juiz Sérgio Moro vai ouvir mais quatro testemunhas de acusação, que também são delatores da Lava Jato: os ex-diretores da Petrobras, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, o ex-gerente Pedro Barusco, e o ex-deputado Pedro Correa.

Lula não vai acompanhar a audiência. Na segunda-feira (21), quando as primeiras testemunhas de acusação foram interrogadas, houve bate-boca entre Sérgio Moro e os advogados do ex-presidente. A defesa acusa o juiz de parcialidade e diz que o processo é meramente uma questão política com objetivo único de condenar o petista. Moro nega as acusações.

Lula responde por lavagem de dinheiro e corrupção. Ele é acusado de receber R$ 3,7 milhões em propina da OAS através de favores pagos pela empreiteira: a compra e a reforma do triplex no Garujá e o armazenamento de bens do petista.

Previous ArticleNext Article
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="398905" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]