Moro recusa dispensa de Paim e João Alberto Souza e marca depoimento de demais políticos

Roger Pereira


O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba negou, nesta quarta-feira os pedidos de dispensa de prestar depoimento dos senadores Paulo Paim e João Alberto de Souza, arrolados como testemunha de defesa do ex-senador Gim Argello e de seu filho, Jorge Afonso Argello Júnior em ação penal relativa à Operação Lava Jato, em que Gim Argello é acusado de cobrar propina de empreiteiros para blindá-los de convocação na CPMI da Petrobras de 2014, da qual foi vice-presidente.

Em resposta a ofício emitido por Moro solicitando que escolhessem data a horário para prestarem depoimento, Paim e Souza alegaram que, apesar de terem participado da CPMI, desconheciam os fatos sobre o qual Argello está respondendo, não tendo como colaborar com a Justiça. Eles alegaram ainda que serem ouvidos apenas como testemunhas abonatórias, para atestar o caráter do réu seria inútil e prejudicial a seus trabalhos no parlamento, solicitando, assim, a dispensa. A defesa de Argello respondeu que não pretende ouvir os senadores apenas como testemunha de caráter e, assim, Sérgio Moro reenviou os ofícios para que eles indiquem o horário que preferem prestar depoimento.

No mesmo despacho, o juiz marcou as oitivas de outros parlamentares arrolados como testemunha de defesa, que ocorrerão entre os dias 03 e 24 de agosto. Foram marcados os depoimentos dos deputados federais Arnaldo Faria de Sá (03/08), Marco Maia (17/08), Antônio Imbassahy e Hugo Leal (ambos em 24/08), além dos senadores José Pimentel (17/08) e Humberto Costa (18/08). Todos serão ouvidos por videoconferência, a partir da sede da Justiça Federal do Distrito Federal.

O juiz também reenviou os ofícios ao ministro do TCU Vital do Rêgo Filho, ao senador Flexa Ribeiro e aos deputados federais Rodrigo Maia, Carlos Sampaio e Borges Ribeiro, que não responderam ao primeiro ofício da Justiça Federal.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="370986" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]