MPF recorre da decisão de Moro e pede condenação de Mônica Moura e João Santana

Andreza Rossini


O Ministério Público Federal (MPF) recorreu da decisão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações em primeira instância da Operação Lava Jato, que absolveu os publicitários João Santana e Mônica Moura do crime de corrupção passiva e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, por lavagem de dinheiro.

As decisões foram tomadas por Moro no processo referente a 23ª fase da Operação.

“Devem ser responsabilizados pela prática dos crimes de corrupção passiva praticados tanto nos contratos firmados diretamente pelo grupo KEPPEL FELS com a PETROBRAS quanto naqueles relativos à contratação feita por intermédio da SETE BRASIL, haja vista que, conforme comprovado nestes autos, receberam em proveito próprio parcela significativa das vantagens indevidas oriundas da corrupção passiva praticada por PEDRO BARUSCO e RENATO DUQUE, tendo plena ciência da origem e natureza das verbas percebidas”, alegam os procuradores.

O MPF questionou a pena aplicada ao casal. “No cálculo das penas de JOÃO VACCARI, JOÃO SANTANA e MÔNICA MOURA sejam valorados negativamente, além das circunstâncias e consequências do crime, os vetores culpabilidade, personalidade e conduta social do agente e motivos do crime”, argumenta.

Os procuradores do MPF também pediram que o engenheiro Zwi Skornicki deixe de ser monitorado por tornozeleira eletrônica enquanto cumpre prisão domiciliar, devido ao acordo de delação premiada. Ele foi condenado a 15 anos pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O recurso foi protocolado na noite da última sexta-feira (31) e até a manhã de hoje (4) não há uma posição do juiz sobre o caso.

Decisão de Moro 

Na sentença publicada em fevereiro por Moro, João Santana e Monica Moura foram condenados a pena de 8 anos e quatro meses por lavagem de dinheiro. Atualmente, eles estão em liberdade provisória.

Vaccari foi condenado a dez anos por corrupção ativa.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="422984" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]