MPF recorre decisão de Moro e pede aumento de pena a Palocci e Vaccari

Andreza Rossini


A força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal do Paraná informou nesta segunda-feira (26) que vai recorrer da sentença do juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-ministro Antônio Palocci a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O recurso está sob análise da força-tarefa e será encaminhado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) solicitando o aumento das penas impostas ao ex-ministro e ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, além da revisão da absolvição de Branislav Kontic e do benefício concedido a Renato Duque, todos no processo referente a Operação Omertá.

Vaccari foi condenado a seis anos de prisão por corrupção passiva.

O MPF afirmou que a condenação é importante e demonstra a isenção da operação. “Demonstra a possibilidade de se conjugar eficiência e agilidade da prestação jurisdicional com a garantia de todos os direitos do acusado. Além disso, essa sentença reafirma o compromisso da operação Lava Jato de trazer à Justiça todos os investigados por corrupção cuja responsabilidade seja demonstrada, independentemente de partido ou ideologia”, diz a nota.

Condenação

Moro condenou hoje o ex-ministro, que é acusado de atuar em favor da Odebrecht entre 2006 e 2013 ao intermediar propinas pagas pela empresa ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em delação, ex-executivos da empreiteira afirmaram que o codinome “Italiano”, que aparece em uma planilha, fazia referência a Palocci. Ele teria pago US$ 10,2 milhões em propinas.

Palocci foi preso em setembro de 2016 na 35ª fase da Operação Lava Jato, a Omertá. Ele segue detido em Curitiba. A ação penal também tinha como réus o ex-assessor Branislav Kontic, Marcelo Odebrecht e outras onze pessoas.

Antonio Palocci é réu em outro processo da Lava Jato que está em fase de audiências das testemunhas de defesa. Elas devem ser ouvidas até julho e a ação deve ter sua sentença em agosto.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="439340" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]