MPF vai recorrer pela condenação de Adriana Ancelmo na Lava Jato

Fernando Garcel


O Ministério Público Federal (MPF) vai recorrer da decisão do juiz federal Sérgio Moro que absolveu Adriana Ancelmo, esposa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, condenado na mesma ação penal, proferida na manhã desta terça-feira (13).

Em nota, o MPF afirma que as provas produzidas durante a ação penal comprovam que Adriana Ancelmo e Mônica Araújo Macedo Carvalho tiveram participação nos crimes investigados pela força-tarefa. Na sentença, Moro afirmou que não haviam provas que condenasse a esposa de Cabral.

> Sérgio Cabral é condenado a 14 anos por corrupção e lavagem

Além de recorrer pela condenação de Adriana e Mônica, os procuradores do MPF também vão pedir para que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) aumente as penas aplicadas por Moro no processo.

Sérgio Cabral condenado

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi condenado a 14 anos e 2 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena inicial deve ser cumprida em regime fechado. O ex-secretário do governador Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho e o sócio Carlos Emanuel de Carvalho Miranda foram condenados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. As penas são de dez anos e oito meses e doze anos, respectivamente.

Condenado no Paraná, o ex-governador responde a outros nove processos na Justiça Federal do Rio, em diferentes fases de avanço.

“Não se pode ainda ignorar a situação quase falimentar do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com sofrimento da população e dos servidores públicos, e que ela, embora resultante de um série de fatores, tem também sua origem na cobrança sistemática de propinas pelo ex-Governador e seus associados, com impactos na eficiência da Administração Pública e nos custos dos orçamentos públicos”, declarou Moro na decisão.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="436951" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]