Operação Lava Jato
Compartilhar

PF cumpre mandados da Lava Jato autorizados pelo STF

Com BandNews CuritibaA Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta terça-feira (21) mandados de busca e apreensão ..

Mariana Ohde - 21 de março de 2017, 07:03

Com BandNews Curitiba

ANÚNCIO

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta terça-feira (21) mandados de busca e apreensão relacionados à Operação Lava Jato que foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os agentes estiveram em Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e Distrito Federal, acompanhados pelo Ministério Público Federal (MPF).

O objetivo é investigar indícios dos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Esta é a primeira vez em que são utilizadas informações dos acordos de colaboração premiada firmados com executivos e ex-executivos da Odebrecht. Os acordos foram homologados pelo STF em janeiro deste ano.

A  investigação da Operação Satélites, como foi chamada, está em segredo de Justiça. Os alvos seriam pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros (AL), Eunício de Oliveira (CE), Valdir Raupp (RO), do PMDB, e Humberto Costa (PT-PE).

ANÚNCIO

Trata-se da 7ª fase da Operação Lava Jato que apura o envolvimento de pessoas com prerrogativa de foro junto ao STF. Outras três foram realizadas em 2015, duas em 2016 e uma em fevereiro deste ano.

38ª fase

A Operação Blackout, fase anterior da Lava Jato, prendeu Jorge Luz, um dos principais operadores financeiros ligados ao PMDB, e seu filho Bruno Luz. Ambos são investigados por corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, entre outros crimes. Segundo as investigações, a dupla foi responsável por operar o pagamento de 40 milhões de dólares em propinas – que beneficiaram principalmente a Diretoria Internacional da Petrobras e senadores do PMDB.