PF indicia Youssef e mais oito em inquérito da Lava Jato

Roger Pereira


Da BandNews FM Curitiba

Nove pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal em novo inquérito da Lava Jato envolvendo a empresa Jaraguá Equipamentos Industriais. Entre elas está o dono da empresa, Álvaro Bernardes Garcia, o doleiro Alberto Youssef, um dos principais acusados na operação e o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Os investigados respondem pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O indiciamento é do dia 5 de julho deste ano, mas foi divulgado somente nesta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Federal, a Jaraguá Equipamentos fazia parte do chamado “Clube de Empreiteiras” que combinavam preços para disputar licitações da Petrobras. O delegado Duílio Mocelin Cardoso, que assina o documento de indiciamento, esclarece que a empresa recebeu vantagens indevidas em acordos relativos à refinaria Abreu e Lima, localizada em Pernambuco. O total repassado à Jaraguá Equipamentos, referente a quatro contratos, passou dos 326 milhões e 900 mil reais (R$ 326.958.626,17 – trezentos e vinte e seis milhões, novecentos e cinquenta e oito mil, seiscentos e vinte e seis reais e dezessete centavos).

Segundo o indiciamento, algumas empresas de fachada, como a MO Consultoria, de propriedade do doleiro Alberto Youssef, e a Sanko Serviços de Pesquisa eram utilizadas para efetivar o pagamento da propina. As investigações apontaram que Youssef tinha o controle obre a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado por essas empresas. Pelo contrato com a Jaraguá Equipamentos, o doleiro teria recebido um milhão e novecentos mil reais.

O valor, segundo declarações de dos acordos de colaboração de Youssef e Paulo Roberto Costa, eram para abastecer o caixa 2 do Partido dos Trabalhadores e também foram convertidas em doações eleitorais oficiais ao PDT e PMDB.

Previous ArticleNext Article
Repórter do Paraná Portal
[post_explorer post_id="373542" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]