Operação Lava Jato
Compartilhar

Prazo para Lula apresentar defesa na Lava Jato termina nesta segunda-feira

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve apresentar a sua defesa prévia à Justiça Federal do Paraná nesta segunda-..

Fernando Garcel - 10 de outubro de 2016, 13:10

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve apresentar a sua defesa prévia à Justiça Federal do Paraná nesta segunda-feira (10).

Na última quarta-feira (5), o juiz Sérgio Moro recusou parcialmente o pedido da defesa de Lula, que queria 55 dias para analisar as 16 mil páginas do processo, e concedeu apenas 5 dias extras para o ex-presidente apresentar a defesa.

ANÚNCIO

> Moro nega ampliação de prazo para defesa de Lula

> Defesa de Lula pede prazo igual ao do MPF para analisar processo

Lula responde por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-presidente foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) no dia 14 de setembro. Seis dias depois, a Justiça Federal aceitou o pedido e abriu uma ação penal contra ele e outras sete pessoas.

Segundo a denúncia, Lula teria intermediado o pagamento de propinas pela OAS a ex-diretores da Petrobras e teria recebido vantagens indevidas na aquisição, reforma e mobília de um apartamento triplex no Guarujá (SP) e no pagamento do armazenamento de bens em uma transportadora. Lula responde pelo recebimento de vantagens indevidas em três contratos com a construtora OAS – valores que foram lavados em reformas no tríplex. Segundo os investigadores, o ex-presidente recebeu cerca de R$ 3,7 milhões.

“Lula é o comandante máximo dos crimes de corrupção na Petrobras”, diz MPF

ANÚNCIO

Outras investigações

Lula também é investigado na Lava Jato por pagamentos feitos à sua empresa LILS e ao Instituto Lula pelas maiores empreiteiras investigadas na Lava Jato. Lula já é réu, também, na Justiça Federal do Distrito Federal sob a acusação de obstruir as investigações da Lava Jato.