Procurador da Lava Jato deve receber Cidadania Honorária de Curitiba

Redação


Natural de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, o procurador do Ministério Público Federal (MPF) e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, deve se tornar cidadão honorário de Curitiba na próxima terça-feira (16).

O plenário da Câmara Municipal vai votar o projeto de autoria da vereadora Carla Pimentel (PSC) que concede a Dallagnol a Cidadania Honorária da capital. Antes, Carla Pimentel havia protocolado um projeto para conceder título de Vulto Emérito à Dallagnol, mas foi retirado da mesa. Isso porque o título só poderia ser concedido a pessoas nascidas na capital.

Se aprovado, a cerimônia de entrega da honraria será feita somente depois das eleições municipais.

“Dallagnol é especialista em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro. No currículo, tem mais de 200 horas de cursos sobre lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas e técnicas de denúncia, por exemplo”, justifica a autora da proposta.

Carla Pimentel ressalta, para justificar o pedido, o fato de Dallagnol ser evangélico e ter ganhado notoriedade por integrar a força-tarefa da operação Lava Jato, que há dois anos investiga crimes de pessoas e empresas acusadas de desvio de dinheiro público. Graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com mestrado em direito em Harvard, nos Estados Unidos, Dallagnol é procurador do Ministério Público Federal desde 2003.

Títulos de honra

As concessões da cidadania honorária de Curitiba, para homenageados que não nasceram na cidade, assim como os títulos de vulto emérito, parabenização equivalente à cidadania, destinada a quem nasceu na capital, estão previstas em lei e cada vereador pode indicar apenas quatro pessoas por legislatura. Quem exerce mandato eletivo ou ocupa cargo em comissão na administração pública, como secretários municipais e estaduais, não podem ser homenageados.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="378553" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]