Réus da Operação Cobra começam a ser ouvidos nesta semana

Narley Resende


BandNews FM Curitiba 

Os réus da 42ª fase da Lava Jato, batizada de Cobra, começam a ser ouvidos nesta semana. Na quinta-feira (9), prestam depoimento ao juiz Sérgio Moro o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o ex-executivo da Odebrecht, Fernando Reis, e o doleiro Álvaro Novis.

As audiências encerram no dia 22, quando serão interrogados os operadores financeiros André e Antonio Vieira e o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil, Aldemir Bendine. Ele foi o principal alvo desta etapa da Lava Jato, acusado de receber R$ 3 milhões em propinas da Odebrecht para facilitar a participação da empreiteira em licitações da estatal.

Os repasses teriam sido feitos pouco depois dele assumir o cargo, entre junho e julho de 2015. Bendine está detido há cinco meses na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Ele foi detido no mesmo dia em que foi deflagrada a quadragésima segunda etapa da operação. Bendine foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff, que depôs em favor do acusado.

Em audiência no último dia 27, Dilma afirmou que fez o convite a Bendine quando Graça Foster decidiu que deixaria o cargo na estatal. Ela também negou ter conhecimento de participação direta do governo federal na decisão de assuntos relacionados ao Grupo Odebrecht.

De acordo com a ex-presidente, o interesse pela empreiteira era estritamente econômico e não tinha qualquer relação com a possibilidade de doação para campanhas políticas.

Previous ArticleNext Article